segunda-feira, 5 de julho de 2010

A dor que fingimos não sentir.

Quem é a pessoa que, por mais maluca que seja, gosta de sentir dor? Talvez um masoquista, que encontre nela o expressar de suas mais íntimas fantasias.
Mas a meu ver, até esse personagem, busca em suas reações sanar dores mais profundas do que as que ele procura sentir.

Penso que de fato não é bom senti-la, porém tenho aprendido que fingir que não existe, não faz com que ela cesse. Talvez depois de algum tempo, chegue a adormecer, contudo no primeiro toque no lugar atingido a sensação será a mesma do início.

Nós como seres humanos, brasileiros (pois quero destacar minha nação), não gostamos de encarar a realidade como ela é. Preferimos definir as nossas vidas a partir das datas de comemoração e esquecer de todo o restante do ano que, exige de nós uma responsabilização e o lidar com coisas que nos incomodam.

Perdemos noites de sono pulando carnaval e participando de festinhas que fazemos questão de criar motivos para acontecer, mas não temos a mesma disposição para passar ao menos uma parte do dia pensando em como tratar as mazelas de nossa sociedade.

Não queremos lidar com o problema hoje, preferimos adiar até que ele esteja insuportável e sejamos esmagados por suas conseqüências desastrosas. Isso, tanto em âmbito individual, quanto em coletivo.

Precisamos aprender a tomar a dor como nossa aliada, para que através de sentida e analisada, seja encontrada a maneira de extirpá-la em sua origem, além de aprender com o processo de vivê-la.

Assim, aproveitaremos mais os caminhos e chegaremos mais maduros ao lugar que queremos chegar.

Obs. Isso se soubermos onde queremos chegar. Mas isso é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário